segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Unicamp 2019: comissão divulga lista de premiados em olimpíadas aprovados para 76 vagas; confira

Modalidade está entre formatos criados pela universidade para elevar a inclusão social e ampliar as formas de acesso aos cursos da graduação. Veja calendário completo para matrículas.

A Unicamp divulgou na tarde desta segunda-feira (21) a lista com os nomes de 76 estudantes aprovados para as vagas reservadas na graduação a premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos entre 2017 e o ano passado. Eles estão distribuídos em 16 cursos; veja a relação.

Os aprovados devem realizar a matrícula, na página da universidade, até 18h de quarta-feira (23). A segunda chamada está marcada para 29 de janeiro. Confira abaixo o calendário completo.

A modalidade está entre os novos formatos criados pela universidade estadual com objetivo de elevar a inclusão social e ampliar as formas de acesso. Segundo a comissão organizadora (Comvest), outras 14 vagas disponíveis em seis carreiras não foram preenchidas por falta de candidatos ou porque os interessados não comprovaram a documentação necessária.

'Ranking'
Entre os aprovados nesta primeira chamada estão 30 medalhistas de ouro, cinco deles em disputas internacionais; 23 de prata (dois internacionais), 22 de bronze (seis internacionais), e um que recebeu menção honrosa em olimpíada internacional.

Ao todo, 50 são oriundos de escolas públicas, e 26 de escolas privadas. A Unicamp recebeu 285 inscrições válidas, e 33 foram descartadas por descumprimento de regras sobre documentação.

Mais procurados
De acordo com a assessoria da Comvest, entre as 18 competições aceitas foram contabilizados inscritos de 15 modalidades diferentes, entre elas, sete internacionais.

Os cursos mais procurados como primeira opção foram engenharia física, física, física médica e biomédica, matemática e matemática aplicada e computacional; e engenharia elétrica.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) é a que teve maior número de inscritos, seguida da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A Unicamp também oferece nesta edição 2,5 mil vagas por meio do exame tradicional, e 645 cadeiras via nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"As vagas que não forem preenchidas por essa modalidade de ingresso serão transferidas para o vestibular Unicamp, exceto nos casos dos cursos de ciência da computação, engenharia de manufatura e engenharia de produção, que oferecem vagas adicionais", diz nota da instituição.


Calendário
Matrícula virtual da 1ª chamada (até 17h, site da Comvest): 22 a 23 de janeiro;
Divulgação da 2ª chamada: 29 de janeiro;
Matrícula virtual da 2ª chamada: 29 a 30 de janeiro;
Divulgação da 3ª chamada: 05 de fevereiro;
Matrícula virtual da 3ª chamada: 05 a 06 de fevereiro;
Divulgação da 4ª chamada: 11 de fevereiro;
Matrícula presencial de todas as chamadas: 18 de fevereiro
Outras informações estão disponíveis no site da comissão organizadora.

Regras
Os estudantes puderam optar por até dois cursos no momento da inscrição e identificar a competição e tipo de medalha obtida (ouro, prata e bronze); ou, no caso de disputas internacionais, também foram aceitos o certificado de participação. Veja, abaixo, a lista de olimpíadas aceitas:

International Mathmatical Olympiad (IMO)
International Physics Olympiad (IPhO)
International Olympiad in Informatics (IOI)
International Biology Olympiad (IBO)
International Chemistry Olympiad (IChO)
International Olympiad on Astronomy (IOA)
Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM)
Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF)
Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)
Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC)
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
Olimpíada Brasileira de Robótica – Teórica (OBR–Teórica)
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Escolas Privadas (OBMEP)
Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública (OBFEP)
A competição deve ter nível equivalente ao ensino médio e, portanto, foram desconsideradas as de nível fundamental ou superior, informou a assessoria da universidade.

A Unicamp
Fundada em 1966, a universidade estadual conta com 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação, segundo o site oficial. Os três campi, localizados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, compreendem 24 unidades de ensino e pesquisa.

Fonte G1 Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.