terça-feira, 22 de janeiro de 2019

BRT Campinas: obras atingem novo trecho da Avenida John Boyd Dunlop a partir desta terça-feira

Seis bairros serão afetados e a velocidade máxima no trecho vai cair para 40 km/h; 17 pontos de ônibus serão remanejados durante o período de intervenções.

As obras de implantação dos Ônibus de Trânsito Rápido (BRT-Campinas) na Avenida John Boyd Dunlop chegam a um novo trecho de 1,1 quilômetro nesta terça-feira (22).

Elas cortam seis bairros e resultarão na redução da velocidade máxima do tráfego de 60km/h para 40 km/h, além da transferência de 17 pontos de ônibus. O prazo das obras neste trecho é de seis meses.

O novo canteiro de obras vai do campus II da PUC-Campinas até a Avenida Transamazônica, nas proximidades do Colégio Raphael Di Santo.

Em tempo real, confira como está o trânsito em Campinas

Que bairros serão afetados?
O trecho de obras vai cortar os bairros Parque da Fazenda, Jardim Ibirapuera, Jardim Londres, Jardim Paulicéia, Vila Castelo Branco e Jardim Garcia.

A Avenida John Boyd terá a demolição do canteiro central, implantação de novo pavimento para Ônibus do BRT e as construções das estações do Jardim Londres e Jardim Garcia.


Outra obra prevista é a passagem inferior sob a via John Boyd, na altura da Rua Sebastião Lázaro da Silva.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), para as obras, a via expressa da John Boyd será interditada ao tráfego de veículos nos dois sentidos.

O trânsito será desviado para as marginais, mas não haverá interdição no cruzamento entre as avenidas John Boyd e Brasília, que estará liberado para veículos e pedestres.

Por causa das obras, foi elaborado um plano operacional para amenizar o impacto no trânsito. A velocidade máxima permitida no trecho em obras passa de 60km/h para 40 km/h, em ambos os sentidos.


Ruas com sentido único
Quatro ruas do Jardim Paulicéia passam a ter sentido único de tráfego durante o período de obras. As ruas afetadas são: Ferdinando Panattoni (entre as vias Domício Pacheco e Silva e Sílvio Carvalhaes); Moacir Penachin (entre as vias Claudino Lopes e José Rosolem); Olívio Antônio (entre as vias José Rosolem e Claudino Lopes); e Claudino Lopes (entre as vias Olívio Antônio e Moacir Penachin).

Ainda segundo a empresa que gerencia o tráfego, as obras vão resultar em mudanças significativas no “Balão do Londres”. O dispositivo é usado para os motoristas acessarem o centro e as regiões da Vila Padre Manoel de Nóbrega e o Campo Grande.

Este acesso será fechado, mas será aberta uma nova passagem e sinalização de desvios.

A Emdec programou rotas alternativas para os motoristas evitarem este trecho em obras. As rotas atendem ao sentido bairro-centro, com destino à Marginal do Piçarrão; e ao sentido centro-bairro, com destino para a PUC II e à região do Campo Grande. Clique aqui para acessar as rotas alternativas.

Outra mudança feita foi à transferência do ponto de táxi na Rua José Rosolem, perto do Supermercado Covabra, para a Rua Lázaro Bittencourt de Camargo, na lateral do estacionamento do mesmo supermercado.

Ônibus desviados
As obras do BRT também vão alterar os pontos de ônibus para as marginais, na mesma direção das paradas tradicionais. Segundo a Emdec, 17 linhas do transporte público serão impactadas.

São elas: 116; 134;210; 211; 212; 214; 220; 221; 222; 223; 224; 229; 230; 231; 240; 241 e 249.
As obras também vão afetar os tempos semafóricos nos cruzamentos existentes em toda a extensão das obras. Agentes de Mobilidade Urbana vão circular pelos trechos em obras para tentar auxiliar na fluidez. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118 e no “Fale Conosco”, do site da Emdec.


Lote 2
Esta frente de obras do BRT está inserida no Lote 2, Trecho 2, que vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).

Fonte G1 Campinas

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