quinta-feira, 31 de julho de 2014

'Falso coronel' é detido após tentar aplicar golpes em escolas de Sumaré

Suspeito de estelionato 'vendia' e não entregava produtos pedagógicos.
No carro dele, policiais encontraram contratos com escolas vítimas.

Um homem suspeito de aplicar golpes em escolas infantis foi detido nesta quinta-feira (31) em Sumaré (SP). Diretores de instituições da cidade desconfiaram da ação dele, que se apresentava como coronel aposentado do Exército Brasileiro, o que não foi confirmado pela Polícia Civil. Após realizarem pesquisas na internet, responsáveis das unidades de ensino descobriram que o "falso coronel" já teria sido preso por aplicar golpes semelhantes em cidades do Rio Grande do Sul.

Ele vendia produtos como chaveiros, fantoches e livros. "Desconfiamos quando vimos que, depois de fazermos os pedidos, ele insistiu muito para que pagássemos em dinheiro", diz uma funcionária de uma escola ouvida pelo G1. No Sul, ele teria recebido valores por produtos que não teriam sido entregues aos compradores.

Ainda de acordo com a testemunha, que preferiu não se identificar, ao final do encontro, na terça-feira (29), um cheque no valor de R$ 250 foi dado ao suposto vendedor como entrada do pagamento pelos produtos, como garantia pedida por ele. "Os pedidos que fizemos chegariam só no ano que vem, mas ele exigiu uma quantia de entrada. Queria em dinheiro, mas demos o cheque. Depois disso, descobrimos a farsa, falamos com outros diretores e denunciamos", explica.

Sem resistência
Após receber as informações passadas por representantes de escolas, a polícia localizou o homem no bairro Santa Carolina. Segundo a PM, o suspeito não ofereceu resistência e foi detido quando se preparava para entrar em uma outra instituição de ensino. Ainda de acordo com a corporação, com ele foram apreendidas um RG e um Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsas. Além disso, exemplares de produtos oferecidos pelo suspeito de estelionato foram apreendidos.

Após buscas no interior do carro do homem, que tinha um adesivo do Exército, a polícia também encontrou notas e contratos que ele teria feito com vítimas do golpe. Os materiais recolhidos foram encaminhados juntamente com o suspeito para o 1° Distrito Policial da cidade.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.