segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Após fechar posto, Farmácia Popular atende no Guanabara, em Campinas

Unidade do Centro suspendeu atendimento por tempo indeterminado.
Prefeitura garante que vai disponibilizar transporte a partir desta segunda.

A partir desta segunda-feira (25), os serviços da Farmácia Popular em Campinas (SP) serão centralizados em uma unidade no Jardim Guanabara após a suspensão do atendimento na unidade do Centro no sábado (23). A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá disponibilizar transporte para o deslocamento, mas ainda pretende analisar a procura para divulgar os horários. O fechamento da unidade na região central causou reclamação dos usuários.

De acordo com a Prefeitura, a suspensão do serviço foi necessária por causa de problemas contratuais do imóvel que abrigava a repartição. Segundo a administração municipal, a Farmácia do Jardim Guanabara tem capacidade para atender o público da unidade central que é de, em média, 300 pessoas por dia. A transferência não irá sobrecarregar a unidade, segundo a Secretaria de Saúde.

Uma das principais queixas sobre o fechamento é a dificuldade de acesso ao prédio. "Achei ruim a mudança porque todas as coisas eu resolvo aqui até mesmo pegar meus remédios. Agora vou ter que andar ou pegar ônibus pra chegar até lá", explica o aposentado Rubens Bernardo de Oliveira. "Fica mais difícil, para mim era melhor aqui no centro porque não precisa pegar condução", afirma o aposentado Acássio Ferreira Borba.

Segundo a coordenadora da área da Assistência Farmacêutica, Maria Elisa Bertonha, a frequência que o transporte será oferecido depende do número de pacientes que procurarem pelo serviço. "Ficaremos mais uma semana no Centro para orientar a população sobre a mudança e o transporte, mas tudo depende de como vai ser a demanda", disse.

A Prefeitura informou que o novo endereço da Farmácia Popular do Centro já está definido, mas que ainda não pode ser divulgado por questões burocráticas e administrativas. A Farmácia Popular do Jardim Guanabara funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8 às 12h, na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, no Jardim Brasil.

Atendimentos
Segundo a secretaria, a Farmácia Popular do Centro atendeu 2.076 receitas de medicamentos gratuitos e 5.904 de remédios com desconto no mês de setembro. Em agosto, esse número foi de 1.930 grátis e 5.089 subsidiados. Em julho, foram 1.525 receitas de medicamentos gratuitos atendidos.

Unidade da Farmácia Popular no Centro de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Unidade da Farmácia Popular no Centro de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Fonte: G1 Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.