Documento não apresenta novidades em relação a estudo feito este ano.
De acordo com os vereadores, o serviço não é bom e a passagem é cara.
A comissão de vereadores que analisa o transporte público em Bauru (SP) entregou nesta segunda-feira (16), o relatório final. A conclusão é a mesma de um estudo feito por uma empresa no começo do ano. O serviço não é bom e a passagem é cara. Foram dois meses de estudo e para os usuários do circular nada mudou.
Os resultados da comissão temporária que analisou a qualidade do transporte público são óbvios. As cinco páginas do documento não trazem muitas novidades para a população, isso porque as conclusões foram retiradas de um estudo que já foi feito pela Emdurb no início deste ano.
A pesquisa foi apresentada por uma equipe de engenheiros de São Paulo contratada para remodelar o transporte coletivo da cidade. “Ela nos trouxe essas informações com bases científicas sobre a qualidade do serviço que é oferecido à população e realmente a qualidade está aquém do que a comunidade merece”, explica o vereador Lima Júnior.
De novidade mesmo, a comissão só traz a proposta de serem abertas audiências públicas antes da contratação das novas empresas de transporte público, o que deve ocorrer em maio de 2014. "Para que a gente possa junto com a comunidade debatermos qualidade do ônibus, itinerários, preço de tarifas", completa o vereador.
A comissão, formada por cinco vereadores, foi montada depois que a população saiu às ruas para cobrar melhorias no transporte público, mas, o que os manifestantes queriam era a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que iria analisar o valor da tarifa, porém no lugar, foi montada esta comissão. A CEI precisa da aprovação de seis vereadores para ser aberta, mas hoje só três estão dispostos a discutir o valor da passagem.
“Na verdade ao escapar da CEI, a maioria dos vereadores da casa assumiu seus compromissos políticos, para preservar o governo, quando o que é importante é o interesse público”, destaca o vereador Roque Ferreira. A CEI não é a única proposta que não sai do papel. O prefeito anunciou em julho um subsídio para aumentar de 25 para 50 % o desconto no valor da passagem dos estudantes, porém, até hoje a assessoria jurídica e financeira da prefeitura estuda o assunto que nem chegou à Câmara.
Comissão avaliou a qualidade do transporte coletivo em Bauru (Foto: reprodução/TV Tem)
Fonte: G1 Bauru e Marília
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.