Após cassação de Vilagra, pleito será decidido pela Câmara
O prefeito que assumirá mandato tampão de Campinas será conhecido em março de 2012, após as trocas de cargos por conta da cassação de Demétrio Vilagra (PT) e a convocação da eleição. A Justiça Eleitoral decidiu que os nomes dos novos prefeito e vice serão escolhidos de forma indireta, ou seja, pelo voto dos 33 vereadores. O vereador Thiago Ferrari (PTB) toma posse na presidência da Câmara no lugar de Pedro Serafim Jr. (PDT), que irá voltar a assumir provisoriamente o comando da prefeitura.
A medida inicia oficialmente com a publicação do Decreto Legislativo do afastamento no Diário Oficial do Município de segunda-feira (26). A partir disso, Ferrari terá 90 dias para convocar a eleição. A decisão sobre o tipo de pleito foi indicada pelo juiz eleitoral Nelson Augusto Bernardes, que por sua vez comunica ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A organização do processo é feita pela Câmara dos Vereadores.
Qualquer pessoa elegível, com idade mínima de 21 anos, filiado a partido político e outros requisitos previstos na Constituição Federal, pode se candidatar. O partido é responsável pela indicação dos candidatos e poderá ter coligações, como ocorre em outras eleições. Todos os vereadores da Câmara votam, até mesmo se concorrer aos cargos. O voto é secreto. Para ser eleito é necessária a maioria, 50% mais um. Caso tenha empate, o candidato mais velho de idade que assume. Após eleitos, os substitutos ficam nos cargos até o dia 31 de dezembro.
EPTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.