terça-feira, 4 de maio de 2010

Manifestações levam 50 mil às ruas de Campinas


Gilson Rei

Agência Anhangüera de Notícias

Pelo menos 50 mil pessoas participaram neste sábado (1º/05) do Dia do Trabalhador em Campinas em manifestos, shows de música, festas comunitárias e prestações de serviços gratuitos em diversas regiões do município. Além da programação oficial realizada pela Prefeitura, integraram as atividades o Dia da Comunidade do Parque Industrial e os atos públicos de entidades sindicais e partidos políticos.

Logo pela manhã, um ato em defesa da classe trabalhadora reuniu aproximadamente cinco mil trabalhadores ligados a partidos políticos, sindicatos e entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região central da cidade.

Os manifestantes partiram do Largo do Pará em passeata pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant e Francisco Glicério e realizaram um ato no Largo da Catedral, onde houve também a Missa do Trabalhador, com a participação de pelo menos duas mil pessoas.

Os representantes das 23 entidades presentes no ato defenderam 15 propostas para exigir melhores condições de trabalho, incluindo redução de jornada sem redução dos salários, estabilidade no emprego, fim do assédio moral e das terceirizações e aumento real de salário entre outras lutas. José Tavares, coordenador da subsede regional da CUT, em Campinas, disse que, além das questões trabalhistas o ato serviu também para denuncar a exploração que ainda existe nos locais de trabalho e para manter a luta histórica pela saúde e educação pública de qualidade, reforma agrária e reforma urbana, entre outras bandeiras.

O feriado foi também de muita festa e prestação de serviços gratuitos na sexta edição do Dia da Comunidade do Parque Industrial, um dia de brinquedos para a criançada e cuidados com a saúde para os adultos, que incluiu exames dos olhos, pressão, diabetes e vacinação para idosos. O evento, organizado pela Igreja Presbiteriana Central de Campinas, reuniu mais de seis mil pessoas, das 9h às 18h, no prédio do antigo Shopping Center Ville. O prefeito Helio de Oliveira Santos participou da abertura das atividades.

No período da tarde mais de 35 mil pessoas participaram das festividades organizadas pela Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no Parque Linear Capivari, na região Sudoeste. As atividades musicais ocorreram das 14h às 17h, com apresentação do grupo musical de hip-hop, Indústria da Rima. Na seqüência se apresentaram Assimqsamba, Trio Paulistinha (forró), Grupo Presença (samba), DJ Dr. Sinistro e Jean Lucas e Raphael (sertanejo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.