Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza pede 58% de reajuste para os professores das unidades.
As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região vão entrar em greve a partir de amanhã, como forma de reivindicar melhorias à classe de trabalhadores. Ao todo, serão 96 Fatecs e Etecs de São Paulo que vão participar do movimento. A confirmação veio do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, que informou que mais de 60% das instituições do Estado ficaram favoráveis à ação e apontaram grande indignação com relação ao piso salarial e as condições atuais de trabalho.
De acordo com a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores, Sílvia Elena de Lima, a ação será feita, principalmente, com o pedido de reajuste salarial que, segundo ela, está defasado desde 2005. O valor de reajuste solicitado é de 58,9% para os docentes e 71,79% para os servidores técnico-administrativos. "Não estamos com evasão de alunos nas escolas, mas de professores e funcionários, que não permanecem por causa do salário baixo. O vale-refeição, por exemplo, é de R$ 4 por dia e, mesmo assim, alguns não têm o direito", disse a dirigente sindical. "As instituições sempre estão em primeiro lugar no ensino e há uma cobrança muito grande de desempenho, mas não somos recompensados por isso", disse ela. Segundo Sílvia, as melhorias já foram cobradas para os trabalhadores ao governo estadual antes de decidirem fazer a greve, porém, nenhum posicionamento foi dado.
Outro lado
A assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, por sua vez, informou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá anunciar hoje o reajuste salarial dos professores e servidores da instituição. Além disso, a assessoria ressalta que está prevista para este ano a aplicação da progressão funcional, que tem por objetivo beneficiar os funcionários que apresentarem bom desempenho na carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.