quarta-feira, 9 de junho de 2010

Evento discute turismo em comunidades quilombolas

por Divulgação

(08/06/2010 14:49)

De 7 a 10 de junho, o município de Registro, no Vale do Ribeira, região do litoral paulista, sedia o I Encontro Nacional de Turismo Quilombola. Discutir alternativas de desenvolvimento sustentável é o objetivo do evento, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

R20;Este encontro servirá para discutirmos formas de estimular a atividade turística, mantendo a identidade cultural destes grupos, que são verdadeiros redutos históricosR21;, explica Ivonete de Carvalho, gerente de projetos da Subsecretaria de Políticas para Comunidades (SubCom) da SEPPIR, acrescentando que o potencial das comunidades quilombolas não se restringem aos atrativos naturais.

Além de painéis e oficinas, os participantes terão a oportunidade de conhecer oito experiências consolidadas. Uma delas poderá ser conferida presencialmente: a que acontece na comunidade remanescente de quilombos de Ivaporunduva - localizada em Eldorado, município que também integra o Vale do Ribeira, distante 242 Km da Capital. E lá que funciona um Centro de Visitantes, com capacidade para hospedar grupos de até 60 pessoas, interessadas em vivenciar a cultura quilombola.

R20;A nossa qualidade de vida melhorou. Muita gente comprou televisão, antena parabólica, colocou chuveiro quente. O mais importante é que tivemos uma oportunidade de renda. Agora oferecemos uma opção de turismo étnico-cultural, administrado pela comunidade, que se envolve em várias etapas: desde a cozinha, até a venda de artesanatoR21;, comemora Ditão Alves, líder da comunidade.

Durante o encontro também será divulgado o Selo Quilombola, lançado pela SEPPIR para certificar a produção artesanal das comunidades, o que pode agregar mais valor ao desenvolvimento sustentado R11; um dos eixos do Programa Brasil Quilombola, criado pelo governo federal em 2004 e que se desenvolve desde então, com a articulação feita pela SEPPIR junto a 23 órgãos da administração pública federal.

O Subsecretário de Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Alexandro Reis, participará do encerramento do evento e aproveitará a ocasião para vistoriar as obras de acesso à ponte sobre o Rio Ribeira do Iguape na manhã do dia 10. Com extensão de 128 metros e construída na altura do km 45 da Rodovia SP 165, a ponte beneficiará diretamente as comunidades quilombolas de Ivaporunduva, Galvão e São Pedro, que possuem juntas 150 famílias. Hoje, para ter acesso à rodovia, é necessário percorrer em média 5 km a pé. A alternativa é uma balsa, cujo tráfego é interrompido nas épocas de cheia. A dificuldade de transporte afeta diretamente a economia local, pois prejudica o fluxo turístico e inviabiliza o escoamento da produção das comunidades, que vivem basicamente do cultivo da banana. A ponte foi concluída em janeiro, mas em função das chuvas, ocorridas no início do ano na região, as obras de construção dos acessos foram retomadas no mês de abril e devem estar concluídas dentro de um mês.

O I Encontro Nacional de Turismo Quilombola é uma parceria dos seguintes ministérios: Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Turismo, Educação e da Fundação Cultural Palmares.

Acesse a programação em http://blog.mma.gov.br/turismoquilombola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.